Eis a questão que qualquer pessoa se coloca antes de ganhar um “sorriso metálico”. Afinal, porque devo eu colocar um aparelho nos dentes se a minha dentição não é assim tão má?
Ora, a não ser que seja dentista, ou esteja ligado à medicina dentária, as probabilidades de estar enganado em relação à saúde e estado dos seus dentes, são elevadas.
Ora, a não ser que seja dentista, ou esteja ligado à medicina dentária, as probabilidades de estar enganado em relação à saúde e estado dos seus dentes, são elevadas.
Estamos certos que se pondera colocar aparelho ortodôntico é porque há algo de errado com os seus dentes. Então porque deve colocar aparelho? A função primordial dos aparelhos dentários é a de endireitar os seus dentes, ou seja, ao colocar aparelho:
- Alinha o seus dentes da forma correcta, ganhando enormemente em termos estéticos
- Previne o desgaste anormal de alguns dentes e até das gengivas
- Previne problemas de oclusão (o abrir e fechar da boca), pois os maxilares estarão na posição certa
- Fecha espaços entre dentes e melhora o seu alinhamento tornando a higiene oral mais eficaz
No fundo, ganha dentes alinhados, com maior facilidade de higienização e que no futuro lhe trarão muito menos problemas.
Como funcionam os aparelhos ortodônticos
Afinal, como é que o seu Ortodontista depois de lhe colocar um “simples aparelho metálico”, consegue alinhar os seus dentes? Primeiro, como verá neste site, há aparelhos de alta tecnologia que de simples têm pouco. Segundo, nem todos os aparelhos são metálicos. Surpreendido? Nem tanto, como verá.
Mas, respondamos à questão de como funciona afinal um aparelho: os aparelhos dentários funcionam aplicando pressão continuada por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direcção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição.
Parece algo muito doloroso! Não vamos dizer que este é um processo indolor, mas que esta descrição não o assuste. Este é um processo gradual, pois se fosse demasiado acelerado a dor seria insuportável. Daí que em alguns casos tenha que se usar aparelho durante vários anos.
Que tipos de aparelhos posso colocar nos dentes
Actualmente existem no mercado vários tipos de aparelhos dentários (neste artigo debruça-mo-nos mais a fundo sobre cada um deles e sobre as suas características específicas).
Por agora, podemos dizer-lhe que existem pelo menos 2 tipos (quanto à sua fixação): os aparelhos dentários fixos (mais comuns) e os removíveis. Os fixos são os que mais frequentemente vemos serem aplicados, pois estão destinados a tratamentos mais prolongados. Em casos em que a dentição apenas precisa de reajustes simples, é prescrito o aparelho dentário removível.
Dentro dos aparelhos dentários fixos encontramos:
- Aparelhos de brackets metálicos simples com “elásticos” (o aparelho fixo mais comum)
- Aparelhos de brackets metálicos autoligantes do tipo Damon System
- Aparelhos estéticos de “elásticos” e brackets transparentes
- Aparelhos transparentes (Invisalign)
- Aparelhos dentários linguais
Como havíamos dito, cada um destes aparelhos, dada a sua específicidade merece uma mais aprofundada análise que poderá consultar na página: tipos de aparelhos dentários.
O que posso esperar deste tratamento? Vantagens…
As vantagens de colocar aparelho são evidentes. Embora maioritariamente sejam reduzidas às melhorias estéticas, estas não se ficam por aqui:
- ganhos estéticos surpreendentes: dentes alinhados = estética melhorada
- mais fácil de proceder à higienização: tanto da escovagem como da aplicação de fio dentário
- mastigação mais eficaz: consequentemente digestão melhorada
- prevenção de problemas mandibulares
- melhorias da dicção e da fala em geral
Depois de aplicado o aparelho ortodôntico, a sua dentição estará totalmente alinhada e na posição que devería estar, portanto a sua saúde e estética terão um “boost” significativo.
Como escolher uma clínica/dentista onde colocar o aparelho
Esta é uma questão que é de difícil resposta. Poderemos aconselhar algumas Clínicas e/ou dentistas que julgamos estarem em condições de lhe prestar um serviço de qualidade.
Mas a escolha é sempre sua. Vá a vários locais, informe-se não só do preço dos vários aparelhos dentários mas também:
- Experiência que têm na colocação do aparelho que pretende
- Frequência dos ajustes
- Custos de manutenção do aparelho
- Informe-se também por pessoas que já tenham feito este tratamento na Clínica que escolheu
Não se acanhe! Toda a informação que reunir será útil na hora de investir na melhoria do seu sorriso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário