Cuidados com o aparelho dentário
Como já referimos, os cuidados com o aparelho dentário não têm de ser assim tantos, mas convém que você saiba de que formas pode proteger esse seu investimento de modo a não gastar dinheiro desnecessário em manutenções corretivas. Devemos salientar que uma coisa são os cuidados a ter com o aparelho dentário, outra totalmente diferente, são os cuidados de higiene ou alimentação que você deve ter se usa aparelho. Nesse artigo apenas falaremos dos cuidados com o aparelho em si.
Lista dos cuidados mais básicos
Passemos então a listar de forma mais clara o que você deve e não deve fazer com o seu aparelho:
- Tenha uma higiene oral mais cuidada – se todo o mundo deve ter uma higiene oral minimamente aceitável de modo a proteger a sua saúde oral, quem usa aparelho deve ter ainda mais cuidados, pois o aparelho dificulta a manutenção de uma higiene normal e até proporciona a acumulação de bactérias e restos de comida que são nocivos para os seus dentes. Assim para mais informações aconselhamos a que faça o download do nosso guia grátis da higiene oral para quem usa aparelho dentário (veja o formulário na coluna ao lado)
- Não mexa no aparelho – o aparelho é seu e está ali na sua boca e a curiosidade é tão grande em mexer em tudo aquilo. Pare! Resista a essa tentação, não mexa nem nos arcos, brackets e outros dispositivos que tenha agregados aos seus dentes. Se o fizer que seja apenas por indicação do dentista e com a devida “autorização”. O risco de você danificar todo o aparelho, ou até se magoar seriamente é grande, principalmente se você ficar cutucando com objetos afiados como canetas, facas e outros.
- Tente evitar chocar com o aparelho – pode até parecer estranho, mas as quedas e outros acidentes em que o aparelho pode sair danificado são mais comuns do que muita gente imagina. E aqui o problema principal nem é proteger o aparelho, é você mesmo que deve estar mais protegido(a), pois qualquer choque (imagine por exemplo com uma bola), pode danificar o aparelho, mas de certeza que vai “causar estragos” em você (os brackets têm arestas que num contacto muito acentuado com o interior da sua boca causam ferimentos).
- Não tente remover o aparelho em casa – infelizmente existe atualmente uma nova tendência: retirar os brackets do aparelho em casa. Os “meninos” se cansam de usar aparelho e vai daí decidem retirar com um alicate. Não faça isso! Saiba que pode muito facilmente quebrar um dente, cortar uma gengiva, ou ferir os lábios. Além disso essa é uma atitude irresponsável que pode comprometer todo o tratamento ortodôntico, uma vez que, além de dever ser o dentista a decidir quando deve acabar o tratamento, depois de retirar o aparelho fixo você tem de usar um aparelho de contenção. Repetimos porque nunca é demais: por motivo algum tente retirar por si mesmo(a) o aparelho!
Os mitos acerca do uso e manutenção do aparelho
Só por curiosidade, apresentaremos nesse artigo mais algumas dúvidas que são autênticos mitos acerca dos cuidados com o aparelho dentário. Repetimos, isso são mitos apenas:
- “se eu usar aparelho metálico tenho mais probabilidade de apanhar com um raio?” – bom, as probabilidades de você levar com um raio são as mesmas quer você use aparelho ou não. E elas são muito, mas mesmo muito reduzidas. Você ganhar a loteria é bem mais provável.
- “o aparelho interfere com as ondas electro magnéticas?” – a não ser que você carregue um poste de alta tensão às costas, a probabilidade de você interferir com campos electro magnéticos é nula
- “o celular pode se estragar com o aparelho” – pode, se você morder o celular, o que não parece que aconteça frequentemente. Portanto relaxe, aparelho dentário e celular funcionam bem na mesma pessoa, mas afastados um do outro.
E aqui fica um breve resumo dos cuidados com o aparelho dentário, o resto é ter senso comum e não fazer nada que não faria se também não tivesse aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário